O Civismo são práticas assumidas como deveres fundamentais para a vida coletiva, visando preservar a sua harmonia e melhorar o bem-estar de todos.
Mais especificamente, o civismo consiste na dedicação pelo interesse público pela:
paz ou
fidelidade,
patriotismo
política de um país,
honra em relação à pátria;
Dentro da Escola o projeto auxilia na construção desta prática, dando ênfase ao exercício da liberdade de expressão e cidadania social, política e civil.
Cantar o Hino Nacional brasileiro, depois assistir aula sobre Moral e Cívica, com ênfase nos direitos humanos, atingirá seu objetivo de criar um país humanístico para todos os seres humanos, independente da etnia, da religião ou da condição de ateu e da sexualidade.
A ética e cidadania estão relacionadas com as atitudes dos indivíduos e a forma como estes interagem uns com os outros na sociedade. O civismo está entre os mais importantes deveres do cidadão
O termo civismo consiste, aquele que respeita o interesse público, os valores de uma sociedade, as suas instituições e as responsabilidades e os deveres do cidadão.
Cidadania política - garantia de direitos à participação política (votar, ser votado, organização em sindicatos e movimentos sociais)
Cidadania civil - garantia de direitos relativos à liberdade (liberdade de expressão, de locomoção, de credo e outras liberdades individuais)
Podemos exercer nossa cidadania ao fiscalizar as políticas públicas implementadas por aqueles que foram eleitos pelo povo, isso é democracia.
A cidadania também é interpretada como a condição de uma pessoa como membro de um Estado-Nação.
Assim, a cidadania brasileira, por exemplo, está relacionada com o indivíduo que está ligado aos direitos e deveres que estão definidos na Constituição do Brasil.
No 1º, inciso II da Constituição Federal de 1988, a cidadania é um dos princípios fundamentais da República, um dos pilares do Estado brasileiro e não está ligada apenas ao Estado e à sua administração.
É assegurado ao indivíduo o direito:
à vida,
à liberdade,
à igualdade,
à segurança e
à propriedade.
Exercer a cidadania é garantir que todos esses direitos sejam colocados em prática através do povo de uma determinada região.
A origem da palavra cidadania vem do latim civitas, que quer dizer cidade.
É muito importante entender bem o que é cidadania. Trata-se de uma palavra usada todos os dias, com vários sentidos. Mas hoje significa, em essência, o direito de viver decentemente. Cidadania é o direito de ter uma idéia e poder expressá-la.
Juridicamente, o cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado. Em um conceito mais amplo, cidadania quer dizer a qualidade de ser cidadão, e consequentemente sujeito de direitos e deveres.
Desde a Antiguidade, em vários momentos da história podemos ver que os cidadãos sempre tiveram seus direitos e deveres. Porém, é claro, nem todos eram considerados cidadãos.
A Constituição de 1824 estabeleceu os direitos políticos dos cidadãos e definiu quem teria o direito de votar e quem poderia ser eleito.
Apenas os homens com renda mínima de 100 mil réis e maiores de 25 anos poderiam votar.
As mulheres não votavam;
os escravos nem eram considerados cidadãos.
Então , o significado de ser cidadão, ontem e hoje, nos remete à luta permanente pelos nossos direitos de cidadãos.
Qualquer ser humano é nosso companheiro porque tem os mesmos direitos que nós temos.
Ser cidadão é fazer valer seus direitos e deveres civis e políticos, é exercer a sua cidadania. Com o não cumprimento do dever o cidadão brasileiro pode ser processado juridicamente pelo país e até mesmo privado de sua liberdade.
A cidadania é exercida pelos cidadãos. O cidadão é um indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres, sendo-lhe facultada a participação ativa nas questões da comunidade.
Praticar a cidadania é se importar com os cidadãos em um todo, se importar ajudar e fazer parte do que possa vir a ser melhor pra todos nós.
A cidadania é essencial para conviver harmoniosamente com a sociedade, pois quando há respeito existe uma interação mais positiva entre as pessoas.
Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. Expressa a igualdade dos indivíduos perante a lei, pertencendo a uma sociedade organizada.
Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, zelando para que seus direitos não sejam violados.
Democracia é o governo em que o povo exerce a soberania.
Portanto, a democracia é essencial e indispensável para o estabelecimento de uma nação civilizada, onde o sistema político é regido por cidadãos que elegem os seus dirigentes.
Cidadania é privilégio reservado a bem poucos.
Ser cidadão é compor-se a uma sociedade. Entretanto, a cidadania pressupõe também deveres. O cidadão tem que ser consciente das suas responsabilidades enquanto parte integrante de um grande e complexo organismo que é a coletividade e, para que alcancemos o bom funcionamento, todos têm que dar sua parcela de contribuição.
E, para ser cidadão ético, devemos saber viver em harmonia com os demais.
A escola ensina a fazer uso do conhecimento e da informação na compreensão da realidade.
Nesta concepção, o Ensino Religioso alicerça-se nos princípios da cidadania, do entendimento do outro enquanto outro, da formação integral do educando.
Nesse contexto, as instituições religiosas e comunidades espirituais também assumem um posicionamento, uma visão sobre o uso de substâncias alteradoras da consciência, e assim estabelecem uma relação com as “drogas” e seus usuários, considerada como uma ação de cidadania, mas pautada nas interpretações espirituais.
É no convívio do dia-a-dia que exercitamos a nossa cidadania, através das relações que estabelecemos com os outros, com a coisa pública e o próprio meio ambiente.
A cidadania deve ser perpassada por temáticas como:
os direitos humanos,
a solidariedade,
a democracia,
a ecologia,
a ética.
Pois, conhecendo seus direitos, o cidadão não se deixa subjugar e reage às injustiças sobre ele e sobre as pessoas ao seu redor.
respeito,
educação,
paciência,
gentileza,
amor ao próximo vem de berço.
Depois, a ideia de cidadania vai do individual para o coletivo, pois o indivíduo entende que seus atos têm impacto na coletividade, para o bem e para o mal.
A cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder intervir e transformá-lo.
Não adianta reclamar da corrupção se você não está disposto a viver totalmente a honestidade que requer dos líderes do país.
Ser um bom cidadão significa ir além de seus próprios interesses, demonstrar na prática sua preocupação com a comunidade e reconhecer sua responsabilidade de ajudar a tornar seus lares, escola, vizinhança, país e planeta lugares cada vez melhores para se viver.
Sugestão para ser um melhor cidadão brasileiro
Seja ético.
Sonhe alto.
Faça o bem.
Seja patriota.
Seja honesto.
Seja proativo.
Trabalhe duro.
Seja Diligente.
Ame e seja amado.
Seja simples e econômico.